domingo, 1 de abril de 2012

O SABOR DO SABER ( tema: " A leitura é fundamental ao desenvolvimento da criança e do jovem")



      O sabor do saber é algo que não se pode apreender somente na escola. Na verdade, a educação formal vem apenas complementar. Ser o tempero essencial que transforma o conhecimento em sabor.
      Sabor este que a escola, assim coma a família, precisam promover na criança, para que esta obtenha uma refeição completa de conhecimento. Para tanto, o ambiente escolar necessita estar bem estruturado materialmente e profissionalmente, oferecendo a criança mais sabor ao seu aprendizado.

     Por conseguinte, um bom diálogo entre a escola e a família faz-se necessário para melhor condimentar o aprendizado sistematizado.
    Quando se saboreia o aprender, tudo fica mais claro e mais fácil de ser compreendido. O mesmo acontece com a leitura.
    A leitura, se incentivada precocemente, desperta a criança para o " mundo do saber". Um saber diferenciado, com gostinho de pipoca e algodão doce.
      O hábito da leitura, em qualquer idade, requer muito mais que disposição de obrigação. Vai mais além. Requer sabor. Um sabor que só o saber bem preparado, ao longo dos anos, pode proporcionar: O sabor do saber!

Texto elaborado para a prova de redação do concurso público para professor do Estado de Sergipe em 1/04/2012, por Stella Regina

2 comentários:

  1. O saber tem que está associado a um mundo de sentido, é preciso ser experimentado... Bj Stella.

    ResponderExcluir
  2. Legal seu texto Stela, vou indicar na sala de aula!!!!

    ResponderExcluir